XP da questão: Pesquisa não ganha eleição

Por Dema*

Foto de Ricardo Stucket

O que mostra a recente pesquisa divulgada pela XP, é qual o nosso papel no seu contexto. Eu tenho dito a todos os meus camaradas que devemos ter muito cuidado com as pesquisas de opinião sobre as eleições de 2022, faltando tanto tempo para o pleito. Claro que é muito mais saboroso estarmos vendo o crescimento de Lula e o indicativo da possibilidade de vitória, do que estar remando contra a maré cheia de tormentas.

A pesquisa da XP mostra que Lula bate todos os candidatos em um eventual segundo turno, isto é animador, porém, não podemos relaxar, afinal. O que trás de interessante a pesquisa?

Destaco os seguintes pontos. O primeiro, é que a  avaliação negativa da gestão Bolsonaro cresce e chega a 54% ; segundo, a desaprovação a administração do governo permanece alta, 63%, isto considerando que ainda temos pela frente um ano e meio de mandato, com uma eleição que já encontra-se em andamento e isso é pura nitroglicerina, se considerarmos que a percepção da população de melhora na economia sofreu um revés, e com o andar da carruagem, o governo começa a virar  pó.

Mesmo neste cenário crítico, Bolsonaro continua com sua margem de 27% de aprovação, o que é muito alto pra quem tem um governo tão mal avaliado. Vamos calçar as sandálias da humildade, tirar o salto alto. A nossa tarefa é estar nas ruas – a exemplo dos Camaradas do PT Leopoldina, que mobilizaram grande número de militantes e construíram um belíssimo ato local em unidade com Psol, PDT, PCO – e contribuir para derrocada deste governo genocida, entreguista e, porque não dizer, Fascista. Afinal, pesquisa não ganha eleição, só reflete um determinado momento.

*Dema é Secretário de Organização do PT Carioca.

2 comentários

  1. Bom dia, camaradas da RS-Resistência e demais companheiros e companheiras!
    Ainda temos muita água para rolar por debaixo da ponte.
    A crise sistêmica do modo de produção capitalista é uma das maiores crises da História.
    A briga entre os setores aligarquicos da burguesia Nacional, não os dividem nas questões de sua classe. A eleição de LULA pode não ser um consenso entre eles (não é um consenso). O respeito a “democracia” não é uma prática da burguesia Nacional.
    Ganhar a eleição com LULA exige muito mais!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Certo, de que teremos ,nos próximos ,meses muito ,que trabalhar, para eleger o companheiro ,lula e junto com o Lula , uma bancada,de no mínimo 300 ,parlamentares ,de nossa base .pós o cenário que encontraremos ,após ,tudo isso ,nós fará sentir saudades do ,fdp do fhc.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s