Cinema de domingo: Abc da Greve

Curadoria de Francis Ivanovich:

A cada domingo publicarei neste espaço um filme que contribua para a Educação Popular. Vivemos a era do audiovisual, quando podemos assistir um filme no celular, no computador, e em qualquer lugar. Para Lenin o cinema era a arte mais importante para a educação do povo. (Basta clicar acima e o filme inicia).

ABC da Greve é um documentário brasileiro de 1990, dirigido pelo falecido cineasta Leon Hirszman, sobre as greves do movimento operário do ABC paulista no final de década de 1970.

Neste filme vemos o Lula no início da sua luta como líder sindical. Repare como já havia nele o líder natural e corajoso que conhecemos hoje. Lula não foi fabricado pela internet, não é fake news, mas um homem moldado pela vida real, pela luta da classe trabalhadora, formado no diálogo político e na Democracia.

Sinopse

O documentário acompanha a efervescência do movimento sindical no ABC paulista no final dos anos 70, em plena ditadura, que se mobilizaram para realizar as primeiras greves no Brasil desde 1968. Filmado em 16 mm, o filme faz registros dos operários metalúrgicos liderados por Lula que trabalhavam nas grandes fábricas automobilísticas, multinacionais, localizadas na região, lutando por melhores salários e melhores condições de vida, importante movimento popular que precedeu a anistia política e a redemocratização do país.

Aproveite este filme documentário, compartilhe com seus familiares e amigos e tenha um excelente domingo!

*Francis Ivanovich é jornalista e cineasta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s