Sessão de Cinema de Domingo: Eles Não Usam Black-tie

*Por Francis Ivanovich:

A sessão de cinema deste domingo que antecede o 7 de setembro, traz em cartaz um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro. Premiado em vários festivais internacionais, com destaque para o Grande Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza, quando ganhou o Leão de Ouro. Trata-se de Eles Não Usam Black-tie, lançado em 1981, um ano antes do histórico movimento das Diretas Já! O filme é dirigido por Leon Hirszman, tendo a frente do elenco Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri, este último também autor do texto original que foi escrito para o teatro e adaptado para as telas.

Em novembro de 2015, este filme entrou na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. No elenco, além de Fernanda e Guarnieri, estão atores importantes da dramaturgia brasileira, como Milton Gonçalves, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Flávio Guarnieri, Francisco Milani, Lélia Abramo, entre outros.

Sinopse

Um movimento grevista se inicia numa empresa localizada no ABC Paulista. O operário Tião está preocupado com sua namorada Maria, que engravidou, e eles decidem se casar. Para não perder o emprego, Tião resolve furar a greve que é liderada por seu pai Otávio casado com Dona Romana. A greve se estende entre assembleias e piquetes, afetando seriamente a vida dessa família.

Eles Não Usam Black-tie é um filme essencial nestes tempos tão difíceis, e que pode muito bem servir de inspiração para a classe trabalhadora, esta que vem sendo esmagada por um desgoverno corrupto e que tenta a todo o momento extinguir os seus direitos trabalhistas.

Tenha um excelente domingo companheiros e companheiras, convide a família e os amigos, faça a pipoca e boa sessão!

*Francis Ivanovich é jornalista e cineasta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s