Logo do SUS agora é símbolo nacional

Redação PT: Como política de caráter universal e civilizatório, o Sistema Único de Saúde (SUS) tornou-se referência. Essa conquista brasileira é reconhecida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que aprovou nesta quarta-feira, 8, a logo do SUS como símbolo nacional.

O projeto de lei, de autoria do deputado federal Alexandre Padilha (PT/SP), institui a marca em todas as unidades de saúde custeadas integralmente ou parcialmente pelo SUS.

De acordo com a proposta, o símbolo também passará a constar em bandeiras de prédios que fazem parte da estrutura do Ministério da Saúde. Para Padilha, a aprovação da Câmara tem grande significado e reforça que o SUS é de todos e de todas, além de ser um “grande patrimônio nacional”.

Tentativa de acabar com o SUS

No projeto de lei, Padilha relembra as tentativas de políticas de cunho neoliberais de acabar com o SUS. Recentemente, a PEC do congelamento de gastos do desgoverno de Bolsonaro representou um duro golpe para a saúde pública no país. No entanto, sem o SUS e todo o sistema de pesquisa pública no país, a gestão da crise da pandemia poderia ser ainda mais catastrófica.

Conforme o deputado, a presente medida se insere no esforço nacional de valorização do Sistema Único de Saúde como um patrimônio do povo brasileiro. O texto ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça e, caso aprovado, seguirá para o Senado.

Acesse o PL, na íntegra, aqui.

Da Redação PT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s