Redação PT: Como política de caráter universal e civilizatório, o Sistema Único de Saúde (SUS) tornou-se referência. Essa conquista brasileira é reconhecida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que aprovou nesta quarta-feira, 8, a logo do SUS como símbolo nacional.
O projeto de lei, de autoria do deputado federal Alexandre Padilha (PT/SP), institui a marca em todas as unidades de saúde custeadas integralmente ou parcialmente pelo SUS.
De acordo com a proposta, o símbolo também passará a constar em bandeiras de prédios que fazem parte da estrutura do Ministério da Saúde. Para Padilha, a aprovação da Câmara tem grande significado e reforça que o SUS é de todos e de todas, além de ser um “grande patrimônio nacional”.
Tentativa de acabar com o SUS
No projeto de lei, Padilha relembra as tentativas de políticas de cunho neoliberais de acabar com o SUS. Recentemente, a PEC do congelamento de gastos do desgoverno de Bolsonaro representou um duro golpe para a saúde pública no país. No entanto, sem o SUS e todo o sistema de pesquisa pública no país, a gestão da crise da pandemia poderia ser ainda mais catastrófica.
Conforme o deputado, a presente medida se insere no esforço nacional de valorização do Sistema Único de Saúde como um patrimônio do povo brasileiro. O texto ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça e, caso aprovado, seguirá para o Senado.
Acesse o PL, na íntegra, aqui.
Da Redação PT