Sessão de cinema de Domingo: Rio Zona Norte, com Grande Otelo

*Por Francis Ivanovich:

A Sessão de Cinema deste domingo, 12 de setembro, apresenta um filme que tenho muito carinho. A obra tem muito a ver com a história do samba e da formação cultural do subúrbio do Rio de Janeiro: Rio Zona Norte, de 1957, com Grande Otelo (foto), do diretor Nelson Pereira dos Santos, um dos eternos mestre do cinema brasileiro.

Este filme está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, da Associação Brasileira de Críticos de CInema, ABRACINE. A trilha sonora do filme é assinada por nada mais, nada menos que Zé Ketti e Radamés Gnatalli. O filme aborda o mundo do samba daquela época e a questão do direito autoral sempre importante. Neste filme, vemos a genialidade de Grande Otelo, para mim um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos.

Sinopse

Espírito da Luz é um sambista, interpretado magistralmente por Grande Otelo, que sofre um acidente ao cair de um trem lotado da Central. Enquanto tenta sobreviver ao acidente, recorda dos últimos meses de sua vida, a luta para ver seus sambas gravados e interpretados por artistas como Angela Maria. No entanto, ele é vítima das traíções do parceiro Maurício que rouba suas músicas; vê o filho adolescente se envolver com o crime e sua relação com o seu amor, Adelaide.

Bom filme, excelente domingo!

*Francis Ivanovich é jornalista, cineasta e integrante do GT de Comunicação da RSRJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s