Chico Buarque processa o governador do PSDB por uso indevido de imagem

*Por João Santiago:

Em vídeo grotesco, de campanha política antecipada, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) fez uso indevido da imagem do cantor e compositor Chico Buarque, ao criticar uma falsa polarização. Todos sabemos que, de um lado há aquele que flerta com autoritarismo, saudosista da Ditadura, e do outro, a defesa incansável da democracia, por parte do Lula e do Partido dos Trabalhadores.

Eduardo Leite é pré-candidato à tal terceira via que, como já foi observado nas pesquisas mais recentes, está bem enfraquecida e acredita que pode simplesmente “fabricar um candidato”. O vídeo patético em questão ignora as reais demandas do povo e aponta para um falso radicalismo de dois lados. Chico pediu indenização no valor de 40 salários mínimos – R$44 mil e a retirada do vídeo postado nas redes sociais do psdbista no dia 7 de setembro. O advogado do artista comentou sobre o processo:

“As pessoas usam a sua imagem ou fazem ofensas em decorrência disso e acham que vai ficar tudo bem. E não pode ser assim. Isso tem consequências. Você quer usar uma marca de alguém sem autorização, vai ter consequência”, disse João Tancredo, ao portal de notícias G1. Segundo ele, Chico Buarque é avesso a processo, “mas tem hora que não tem outra saída”. “Como a gente defende com unhas e dentes o estado democrático de direito, o caminho é o Judiciário”, completou.

O trecho utilizado no vídeo faz parte do DVD “Chico e As Cidades”, do show realizado por Chico Buarque em 1999. O juiz negou liminar da defesa de Chico para retirada de vídeo das redes sociais. Advogado afirmou que irá recorrer.

*João Santiago é jornalista do GT RS RJ. (Foto de Ricardo Suckert)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s