20 milhões de trabalhadores negros ou negras recebem até R$ 1.100,00.

Um estudo revela que mais da metade dos brasileiros vive com somente um salário mínimo e, que essa parcela significativa da população é negra. De 30,2 milhões de pessoas no Brasil, pelo menos 20 milhões são de trabalhadores negros ou negras que recebem até R$ 1.100,00.

O levantamento do IDados, realizado com base em informações do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), afirma que atualmente há 46 milhões de pessoas negras ocupadas no mercado de trabalho.

Representantes de mais de 54% da população no Brasil, os negros e negras que recebem um salário mínimo também não conseguiram estudar. A pesquisa afirma que 69,2% não tiveram acesso à escolaridade.

Para o secretário Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT), Martvs Chagas, o levantamento só reforça o racismo estrutural do país.

“O levantamento demonstra mais uma vez o que nós, militantes do movimento negro e dos partidos progressistas, temos repetido desde o começo da pandemia: que a população mais prejudicada é a população negra. A questão se torna ainda mais nítida sobre o caráter racista do problema econômico, quando se percebe que, mesmo com escolaridade superior – que é minoria -, a população negra ainda é a que tem a menor remuneração. Não podemos aceitar o retrocesso que esse desgoverno trouxe para o país, mas principalmente para o povo pobre e preto”, ressalta.

Ensino superior

Outro dado da pesquisa aponta que, entre as pessoas negras com ensino superior completo, 13,4% recebem um salário mínimo. Em 2012, esse percentual era de 8,9%. Isso significa que mesmo os que se graduaram continuam a receber salários baixíssimos.

O levantamento foi elaborado a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do segundo trimestre de 2021.

Da Redação PT, com informações da Carta Capital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s