Lula falará nas ruas, na hora certa

*Por Francis Ivanovich:

“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte”, esta frase é do grande poeta alemão, Johhan Goethe. Cito-o, porque na atual política brasileira fala-se mais de que se ouve. O atual mandatário então, não passa de um papagaio surdo. Estamos com ouvidos cansados. O ex-presidente Lula é um bom ouvinte. A cada ano que passa, ele aprimora a arte da escuta. A gente aprende muito escutando. Lula é Phd em audição. Não por acaso, que ele tem inteligentemente se preservado das manifestações que ocorrem pelas ruas do país. Lula não está dentro de uma caixinha, como alguns possam imaginar, aliás, não consigo vê-lo deixar alguém acomodá-lo no interior de uma redoma. Impossível.

É compreensível que grande parte da militância esteja sentindo falta de Lula nos palanques. Compreensível. No entando, como ensina o poeta Goethe, é preciso escutar. Lula está escutando o Brasil, diariamente, 24 horas. Ouvindo todas as suas vozes, vindas de todas as direções, principalmente a voz dos mais pobres que estão outra vez passando fome, uma vergonha que berra em nossos ouvidos.

Aguardemos o momento certo para vermos e ouvirmos Lula nas ruas, nas manifestações. Sua força, experiência e autenticidade, deste que é um dos mais importantes líderes do séculos 20 e 21, sem exagero. Lula falará, logo, mas por enquanto ouve. Como aperetivo, ele está presente nas redes sociais, vai dando um recado aqui, outra entrevista ali. Pela tela do nosso celular ou computador, vamos aquecendo juntos a esperança.

Logo estará pertinho da gente, em carne e osso, como nos tempos do ABC, Diretas Já, as primeiras campanhas; nos palanques tecnológicos ou improvisados, sobre um caixote, num para-choque de um fusca antigo, no morro, nas ruas. Sua presença vai acender outra vez a militância e todos juntos vamos fazer o coro pela liberdade, a justiça social, democracia.

Por enquanto Lula ouve e trabalha, e a gente aguarda a hora certa do palanque.

*Francis Ivanovich é jornalista, cineasta e editor deste blog da RS RJ. (foto de Ricardo Stuckert: Lula numa fábrica em Diadema)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s