O aniversário de Lula comemorado com Esperança

*Por Francis Ivanovich:

Um dos poemas mais importante da Literatura sobre o dia dos nossos anos, é Aniversário, de Fernando Pessoa. Quem não conhece, vale a pena. Em determinado momento desse poema, Pessoa nos diz:

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,

Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,

De ser inteligente para entre a família,

E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.

Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.

Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.

Recordo o poema pessoano, que o poeta assina como Álvaro de Campos, um dos seus famosos heterônimos, motivado pelo aniversário de Lula, em 27 de outubro de 2021, quando completa 76 anos de vida. E que vida! Lula tem história para contar. Aliás, Lula faz parte da História. Nossos netos e as futuras gerações estudarão Lula na escola, nas universidades.

Mas o que tem a ver o poema de Pessoa?

No poema, o poeta português diz que quando veio a ter esperanças, já não sabia ter esperançcas. E se há uma palavra que Lula conhece bem é esperança.

No dicionário “esperança significa «sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé (tb. us. no pl.)» e, em sentido figurado, «aquilo ou aquele de que se espera algo, em que se deposita a expectativa; promessa”.

Estátua de Pessoa à porta do Café A Brasileira, em Lisboa.

Caso fosse possível uma máquina do tempo colocar Lula e Pessoa sentados à mesa no Café A Brasileira, em Lisboa, nosso Lula iria tentar convencer o poeta a ter esperanças sempre e, quem sabe, sugerir alterar este trecho do poema Aniversário. Não duvido.

Neste dia do seu aniversário, companheiro Lula receba os cumprimentos vindos de toda parte, de amigos, admiradores, líderes, gente de vários países. É um dia feliz para você, e que deve se lembrar da pessoa que mais marcou sua vida, sua mãe, Dona Lindu.

Ao mesmo tempo, Lula tem a clareza de que carrega sobre os ombros o maior desafio de sua vida, o de recolocar o Brasil nos trilhos da prosperidade, liberdade e justiça. Sinceramente não gostaria de estar na pele de Lula. Por sua vez, Lula sabe que pode contar a militância, contar com os companheiros do Partido dos Trabalhados e das Trabalhadoras, e da tendência Resistência Socialista.

Hoje desejo ao companheiro Lula saúde e muitos anos de vida! Se eu pudesse lhe dar um presente especial, eu escolheria a visita em carne e osso, da Esperança, batendo sua porta, num lindo vestido verde-esperança, apresentando-se como uma velha amiga. Ao abrir a porta, a Esperança diria a Lula:

– Feliz aniversário, estou contigo e não abro, trago um abraço apertado e carinhoso de todo o povo brasileiro!

Feliz aniversário companheiro!

*Francis Ivanovich é jornalista e cineasta e editor do Blog da Resistência Socialista do RJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s