Dica de Teatro: O Dragão, com entrada franca

Estreia dia 05 de novembro o espetáculo O Dragão, do dramaturgo russo Eugène Shwartz, no Armazém Utopia, encenado pela Companhia Ensaio Aberto, com direção de Luiz Fernando Lobo.

A temporada gratuita retoma as atividades presenciais do grupo abertas ao público.

Há 400 anos, uma cidade é dominada e enganada por um dragão de três cabeças. Um conto de fadas para adultos, uma fábula que narra a história de um povo que não conhece a verdadeira liberdade. Uma história fantástica que ocorreu de fato e estremeceu o mundo, abalando os alicerces da ordem e marcando definitivamente a humanidade na aurora de um novo século. 

Em 1939, Hitler e Stalin assinam o pacto germano-soviético, um pacto de não agressão (um pacto de “paz”). Era “meia-noite no século”. Às vésperas da Segunda Guerra, o dramaturgo e escritor russo Eugène Schwartz começa a escrever O Dragão. No final de 1941 Stalingrado é sitiada pelos alemães. O destino do mundo está sendo disputado nos vastos espaços da União Soviética. Forçado ao exílio, Schwartz só retoma a escrita da peça em 1943. No final de 1944 O Dragão foi encenado em Moscou e banido após a primeira apresentação. A peça só foi reabilitada 20 anos depois. Schwartz não teve a oportunidade de apreciá-la, ele morreu em 1958.

Para Schwartz não se conta um conto para esconder, mas para revelar. A montagem da Companhia Ensaio Aberto leva à cena o encantamento e a imaginação dos contos fantásticos, as cores de Chagall e a potência histórica de uma memória de luta ancorada em nossa realidade.

Armazém da Utopia
Armazém 6, Cais do Porto
Tel. 2516-4893 / 98909-2402 (WhatsApp)
VLT: Parada Utopia/ AquaRio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s