Lula se reúne com o presidente da França, Emmanuel Macron

Na viagem que faz pela Europa desde o último dia 11, Lula tem tido uma “calorosa recepção”, como destacou a imprensa internacional, e o tratamento de um verdadeiro chefe de Estado. Prova disso foi o encontro que teve, nesta quarta-feira (17), com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Lula chegou ao Palácio do Eliseu, sede do governo francês, no fim da manhã, onde era esperado por Macron na entrada (veja vídeo abaixo).

Ex-presidente Lula é recebido pelo presidente da França, @EmmanuelMacron, no Palácio do Elysée. #equipeLula

📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/0moaHxV33f

— Lula (@LulaOficial) November 17, 2021

Como havia antecipado na terça-feira (16), ao proferir uma palestra no renomado instituto SciencesPo, Lula discutiu com o líder francês a cooperação entre os países europeus e da América Latina na busca de soluções para os desafios globais atuais, como a busca por um comércio mais justo e solidário e a superação da fome, da miséria e dos impactos das mudanças climáticas.

2 – Acredito que os líderes mundiais precisam sentar à mesa para dialogar e enfrentar esses desafios com uma governança global. Dividimos preocupações como o avanço da extrema direita pelo mundo e as ameaças à democracia e aos direitos humanos. Agradeço pela cordial recepção. pic.twitter.com/rvuhHcb80u

— Lula (@LulaOficial) November 17, 2021

Pouco antes do encontro, Lula lembrou que um dos objetivos de sua viagem é colaborar para melhorar a imagem do país no exterior, uma vez que a política externa do governo Bolsonaro só tem levado ao isolacionismo.

Estou viajando para dizer ao mundo que o que o Brasil tem de melhor é o povo brasileiro. O Brasil não se resume a seu atual governante. Essa é a razão da minha viagem. Recuperar a confiança no Brasil”, publicou Lula no Twitter.

Encontros com lideranças

Nessa viagem, Lula tem se encontrado com diferentes lideranças sociais, intelectuais e políticas, como a secretária-geral da Confederação Sindical Internacional (ITUC), Sharan Leslie Burrow, na Bélgica; o vencedor das eleições e futuro primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Para parlamentares do Partido dos Trabalhadores, os encontros com Macron e outras autoridades mostram que Lula é reconhecido pela comunidade política internacional como um importante líder não só do Brasil, mas globalmente.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, destacou a capacidade de Lula de olhar e apontar soluções para os desafios que tanto o Brasil quanto o mundo enfrentam. “Um verdadeiro chefe de Estado olha para o seu país, resolve os problemas do seu povo, mas se integra aos demais, porque o país depende de uma solução global”, analisou.

“Nosso presidente segue nos orgulhando e mostrando lá fora o Brasil que realmente somos”, afirmou a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN). “Para nós brasileiros, Lula é a maior esperança de retornarmos aos trilhos do desenvolvimento, da ciência, do humanismo e contra as desigualdades. Lula também é esperança para o mundo, pela paz, contra a fome e união entre os povos”, avaliou o deputado José Guimarães (PT-CE).

Veja outras reações ao encontro de Lula e Macron:

Ao ser recebido pelo presidente da França, Lula nos mostra que podemos voltar a ser um país respeitado. O Brasil precisa de um líder que converse com todos os países em busca de soluções. Só um estadista pode nos tirar da condição de pária que Bolsonaro nos jogou. pic.twitter.com/LskRnnZDyA

— Henrique Fontana (@HenriqueFontana) November 17, 2021

COMO CHEFE DE ESTADO! O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu o presidente @LulaOficial com as honrarias e cerimônia de recepção de chefe de Estado. Os países sérios do planeta tratam Lula como presidente enquanto Bolsonaro só é recebido por ditadores fundamentalistas. pic.twitter.com/bMN8hxfGS9

— Jorge Solla (@depjorgesolla) November 17, 2021

A conta de água do Palácio da Alvorada esse mês vai vir alta. 🤣🤣🤣@LulaOficial sendo recebido com honras pelo Presidente Francês, Emmanuel Macron, no Palácio de Elysée. pic.twitter.com/gCLJEDey1B

— Maria do Rosário (@mariadorosario) November 17, 2021

Nosso presidente @LulaOficial é recebido pelo presidente da França, @EmmanuelMacron, no Palácio do Elysée. Segue nos orgulhando e mostrando lá fora o Brasil que realmente somos! #LulaEstadistaDoPlanetapic.twitter.com/pRyFoUC6r4

— Natália Bonavides (@natbonavides) November 17, 2021

Para nós brasileiros, sem dúvidas Lula é a maior esperança de retornarmos nos trilhos do desenvolvimento, da ciência, do humanismo e contra as desigualdades.
Lula também é esperança para o mundo, pela paz, contra a fome e união entre os povos. https://t.co/HrLdFFUq2h

— José Guimarães (@guimaraes13PT) November 17, 2021

Da Redação PT. (foto de Ricardo Stuckert)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s