Sessão de Cinema de Domingo: Documentário “Marighela”

*Por Francis Ivanovich:

A Sessão de Cinema de Domingo apresenta o documentário “Marighela”, de 2011, neste 5 de dezembro estamos comemorando o dia do nascimento deste brasileiro que lutou de verdade pelo povo brasileiro. Num país de muitas palavras e pouca ação, este documentário dirigido pela socióloga Isa Grinspum Ferraz (foto), sobrinha de Carlos Marighella, serve como inspiração aos que acreditam na mudança real deste país.

Na abertura do filme, ela explica porque realizou o documentário que apresenta um primoroso material histórico para retratar a vida de seu tio. O nome de Marighela até hoje é cercado de admiração. Nos cinemas o filme dirigido por Wagner Moura, é um dos mais assistidos em todo o país.

Assista o documentário de Isa, com narração de Lázaro Ramos, música de Mano Brown, que traz desde documentos secretos da CIA, gravações de rádio feitas por Marighella em Cuba, nos anos 60, além de depoimentos da viúva do líder, Clara Charf, e de vários militantes de esquerda que lutaram a seu lado, além de outras figuras emblemáticas da resistência à opressão militar no Brasil, entre as quais o crítico e escritor Antônio Cândido.

O documentário conta com vasto material iconográfico, imagens de arquivo de diversas momentos da história brasileira do século XX, trechos de filmes de ficção e fotos raras da família Marighella.

Excelente domingo, MARIGHELLA presente!

*Francis Ivanovich é jornalista, cineasta e editor deste Blog da RS RJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s