Retrospectiva 2021: Juventude abraçou Lula nas mídias digitais

Luiz Inácio Lula da Silva fez história mais uma vez em 2021, “furando a bolha” geracional e interagindo com uma juventude que, em boa parte, era criança no início de 2011, quando o presidente mais popular do Brasil encerrou dois mandatos consecutivos. Suas participações nos podcasts Podpah, um dos maiores do país, e Mano a Mano, do rapper Mano Brown, bateram recordes de audiência.

A participação de Lula no episódio da madrugada de 9 de setembro do Mano a Mano foi a mais ouvida do Spotify em 2021. A informação foi divulgada pela plataforma de streaming em primeiro de dezembro, quando lançou a retrospectiva de audiência do ano. Ouça abaixo.

Antes mesmo de ir ao ar, a entrevista a Mano Brown já havia tomado as redes sociais como um dos principais assuntos, seguindo assim ao longo do dia, com a viralização de trechos e momentos considerados marcantes. A conversa durou mais de duas horas e passou por diferentes pautas.

Mano Brown iniciou o programa classificando o dia como “mais do que especial” e apresentando o ex-presidente como o “nosso Lula da massa”. O rapper do Racionais lembrou que, aos 14 anos, já tinha empatia com o PT, mesmo sem noção política. Vivendo na pobreza, ele enxergava o partido como uma possibilidade de mudança.

“Minha geração vê você como o candidato que perdeu três eleições, enquanto a nova geração te vê como a situação, o presidente. Você fez quase um milagre no Brasil, mas os jovens não te conhecem ainda”, afirmou o rapper. “Ou me conhecem pelas últimas mentiras contadas”, respondeu Lula.

Brown perguntou a Lula o que o motivou a criar o PT. Ele disse que a ideia surgiu ao se deparar com um Congresso Nacional sem representantes da classe trabalhadora. Também lembrou que a juventude é capaz de promover as mudanças que deseja, mas sem negar a política.

“Eu sei o que é uma juventude rebelde, porque vi a fome de perto enquanto era jovem. Então, eu falo para o seu público jovem que, quando acharem que Lula não presta, ninguém mais presta, seja a solução do próprio problema. Preste você, seja você o cara bom, pois foi essa a descoberta que fiz em 1978″, disse o ex-presidente.

Podpah bateu recorde nacional

O episódio do Podpah, dos jovens Igor Cavalari (Igão) e Thiago Marques (Mítico), bateu o recorde nacional de uma transmissão de podcasts. Foram contabilizadas 292 mil pessoas assistindo simultaneamente e 2.187.830 acessos durante a live, tornando a conversa com Lula a maior audiência ao vivo do canal.

Redação PT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s