Por Dema:
A população do Rio de Janeiro não aguenta mais os absurdos dos aumentos das tarifas nos transportes públicos. Começando um revezamento entre aumento de tarifa de ônibus e metrô, fazendo com os trabalhadores e trabalhadoras pagassem uma tarifa altíssima pelos péssimos serviços de transportes “públicos” em tempos de pandemia.
Constantemente sendo atacada, a população fluminense não possui aumento real no salário mínimo estadual e tendo aumentos absurdos no transporte, se torna inviável conseguir viver de forma digna no Rio de Janeiro.
Na tarde desta segunda-feira, 25 de janeiro, centenas de trabalhadores, estudantes e usuários em geral se concentraram em frente ao prédio da Central do Brasil para protestar contra o aumento da tarifa dos trens que passará de R$ 5,00 para 7 reais.
Um aumento de 40% no valor da tarifa, apesar do possível aumento absurdo, a população não vê nenhuma melhora nos trens ou aumento da frota para que diminua a superlotação nos veículos.
Não fosse verdade, poderíamos pensar ser uma piada. Justo neste momento onde a população mais necessita de apoio do estado e dos serviços “públicos”, assistimos mais um assalto ao bolso dos trabalhadores.
A Resistência Socialista RJ esteve presente, juntamente com a sua militância para reafirmar mais uma vez o seu compromisso com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, com a luta por tarifas justas e com serviços de qualidade. Não iremos deixar de lutar pelo transporte público, digno e seguro!
Nosso ex Deputado federal Carlos Santana e a nossa Camarada membra da Executiva do PT Leticia Florêncio estiveram presentes fortalecendo a luta. (foto acima)
*Dema é Secretário de Organização do PT Carioca.