Lula voltou a esclarecer, na quinta-feira (3), durante entrevista à RDR – Rede de Rádios Paraná, que não existe razão para o absurdo preço cobrado pelos combustíveis hoje no Brasil. O ex-presidente explicou que a gasolina já passa de R$ 8 em alguns estados porque o governo Bolsonaro insiste na política de dolarização de preços na Petrobras, que é uma empresa pública, que deveria cuidar dos interesses nacionais e da nossa população.
“Veja que coisa absurda: o preço do petróleo está internacionalizado. A gente está pagando gasolina e óleo diesel a preço em dólar. Isso seria compreensível se o Brasil não fosse autossuficiente, se o Brasil estivesse importando (gasolina e diesel) porque não tem petróleo. Mas o Brasil tem petróleo e é autossuficiente”, disse Lula.
E há dois motivos para a Petrobras praticar preços em dólar para combustíveis que são produzidos aqui no Brasil, observou Lula. O primeiro é garantir mais lucro aos acionistas da empresa, em grande parte gente rica de outros países. Vale lembrar que, no ano passado, a empresa pagou a esses acionistas nada menos que R$ 63,4 bilhões.
A outra razão é ajudar as empresas norte-americanas a vender sua gasolina no Brasil. Se não fossem os preços em dólar da Petrobras, o combustível importado seria muito mais caro, e ninguém, em sã consciência, o compraria no Brasil. Então o que o governo Bolsonaro faz? Aumenta o preço da gasolina brasileira para que a americana também tenha espaço.
“Hoje, nós temos no Brasil mais de 400 empresas privadas importando gasolina dos Estados Unidos”, informou Lula. “A responsabilidade de quem está dirigindo este país é entregar para a iniciativa privada, que vai comprar gasolina dos Estados Unidos e vender para a gente a preço de dólar. Os coitados dos motoristas de caminhão, por essas estradas, não conseguem ganhar dinheiro porque gastam tudo com óleo diesel”, completou.