Lula critica a dolarização da gasolina provocada pelo desgoverno atual

Lula voltou a esclarecer, na quinta-feira (3), durante entrevista à RDR – Rede de Rádios Paraná, que não existe razão para o absurdo preço cobrado pelos combustíveis hoje no Brasil. O ex-presidente explicou que a gasolina já passa de R$ 8 em alguns estados porque o governo Bolsonaro insiste na política de dolarização de preços na Petrobras, que é uma empresa pública, que deveria cuidar dos interesses nacionais e da nossa população.

“Veja que coisa absurda: o preço do petróleo está internacionalizado. A gente está pagando gasolina e óleo diesel a preço em dólar. Isso seria compreensível se o Brasil não fosse autossuficiente, se o Brasil estivesse importando (gasolina e diesel) porque não tem petróleo. Mas o Brasil tem petróleo e é autossuficiente”, disse Lula.

E há dois motivos para a Petrobras praticar preços em dólar para combustíveis que são produzidos aqui no Brasil, observou Lula. O primeiro é garantir mais lucro aos acionistas da empresa, em grande parte gente rica de outros países. Vale lembrar que, no ano passado, a empresa pagou a esses acionistas nada menos que R$ 63,4 bilhões.

A outra razão é ajudar as empresas norte-americanas a vender sua gasolina no Brasil. Se não fossem os preços em dólar da Petrobras, o combustível importado seria muito mais caro, e ninguém, em sã consciência, o compraria no Brasil. Então o que o governo Bolsonaro faz? Aumenta o preço da gasolina brasileira para que a americana também tenha espaço. 

“Hoje, nós temos no Brasil mais de 400 empresas privadas importando gasolina dos Estados Unidos”, informou Lula. “A responsabilidade de quem está dirigindo este país é entregar para a iniciativa privada, que vai comprar gasolina dos Estados Unidos e vender para a gente a preço de dólar. Os coitados dos motoristas de caminhão, por essas estradas, não conseguem ganhar dinheiro porque gastam tudo com óleo diesel”, completou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s