*Por Letícia Florêncio:
Observando a Baixada Fluminense, especificamente as lutas cotidianas das mulheres, encontramos as seguintes características: resistência, força, coragem, determinação, luta e fé. A partir disso, lembramos de uma mulher que possui essas características, que é muito importante para a história deste país e para o desenvolvimento de políticas públicas no campo do combate à violência contra a mulher. Dilma Rousseff.
Nossa querida ex-presidente, primeira mulher eleita pelo Brasil para liderar o poder executivo, foi um exemplo de presidente que demonstrou que as mulheres devem ocupar todos os espaços possíveis para acabar com o machismo institucional.
Graças a executiva, observamos que as mulheres têm participado com sucesso de políticas públicas e projetos governamentais, mitigando a desigualdade de gênero em nosso país. Dilma Rousseff é a representatividade da mulher que não se cala, mulher de luta e garra. Durante sua gestão, foi criada a lei do feminicídio, a Casa da Mulher Brasileira, o programa Mulher: Viver Sem Violência, e o SUS foi ampliado para acolher mulheres agredidas.
Dilma, assim como as mulheres da Baixada Fluminense, defende mais direitos e bem-estar para as mulheres, melhores condições de vida, salários e empregos justos. A sua luta e seu governo prosseguiram com a luta de combate à violência contra a mulher e pelo fim das desigualdades de gênero.
Dilmãe mostrou que nós mulheres temos voz e jamais seremos silenciadas.
*Letícia Florêncio é da executiva do PTRJ e do Coletivo Nacional de Mulheres do PT.