Por Francis Ivanovich:
Apesar da minha origem ser na cidade histórica de Paraty, por artimanhas da vida, nasci em São João de Meriti. Conheço bem o município, sua história, seus problemas, assim como toda a decepção que a sofrida, mas potente e alegre população da Baixada Fluminense vivencia ao longo de décadas.
Afirmo, sem receio, que a região pode ter nas próximas eleições uma candidata a deputada estadual à altura da Baixada Fluminense. É preciso escolher gente do bem. Ontem, 15 de março, participei da plenária que apresentou a pré-candidata a deputada estadual Letícia Florêncio, PT. Letícia já conquistou meu voto.
A Baixada merece mulheres no poder como Letícia, mulher periférica, combatente ativa do racismo ambiental, defensora da ancestralidade, dos direitos da mulher, engajada na cultura. Letícia é uma política do século 21, que se livrou dos vícios nocivos da prática política empoeirada, prática essa pautada pela falta de ética e nenhum compromisso verdadeiro com o próximo.
Está mais do que na hora o povo da Baixada Fluminense dar um basta aos oportunistas de plantão, dos que só enxergam na região a oportunidade de chegar ao cargo público, como meio de mudar para melhor a própria vida.
O autor e diretor de teatro Bertolt Brecht escreveu que “há os que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.
Letícia Florêncio revela-se a cada dia, através de uma agenda de luta, imprescindível para uma Baixada Fluminense que tenha a chance de florescer sua grandeza, cultura, potência, economia, e a linda gente.
Não sou amigo pessoal de Letícia Florêncio, mas a candidata conquistou-me pelo olhar sincero e desarmado, pelo gesto firme e sensível, inteligência e coragem.
A Baixada Fluminense e o Rio de Janeiro podem ter na próxima Assembleia Legislativa uma deputada realmente pronta e séria para assumir as responsabilidades, e o compromisso de tornar melhor a vida de um povo que, até então, vive dias de espinhos.
Letícia Florêncio é a possibilidade real do povo da Baixada ter vez e voz.
Chega de silêncio.
*Francis Ivanovich é Jornalista, autor, diretor de teatro e cinema, criador do prêmio nacional de dramaturgia Flávio Migliaccio, integrante do núcleo de cultura Saravá Cultural, editor do blog da Resitência Socialista do Rio de Janeiro.