Reforma do Estado e Reforma Política

Por Victor Hugo Marcondes:

O Brasil precisa urgentemente de um povo mais consciente e organizado politicamente, isso constitui uma estratégia sine Qua non para poder viabilizar uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo para as futuras gerações! 

Em democracias cristalizadas como por exemplo os Estados Unidos e países europeus, tudo lá se consolidou do ponto de vista político porque fizeram seu dever de casa primeiro! 

Aqui não! Querem cobrar voto consciente de um povo que historicamente tem um certo déficit educacional, foi apartado durante boa parte de nossa história política do voto universal e periódico com o famoso voto censitário que era o voto pelo nível de renda e só teve a inclusão das minorias no processo democrático recentemente em um passado conturbado repleto de fluidez político- institucional e com muita instabilidade! 

A reforma política e a reforma do estado estão demonstrando ser de imperativa necessidade para que resgatemos um certo caráter moral no exercício da política sob pena de continuarmos a conviver com essa mídia oligopolista que influencia a opinião pública, mas não determina sua decisão de voto pois temos fatores Multicausais que determinam isso e concentra os meios de comunicação em uma sociedade poliárquica. 

A declaração de Mourão hoje só demonstra que mataram a “democracia” no passado em nome da democracia, contudo se não fizermos uma revitalização dos partidos políticos que fazem políticas públicas para se eleger e não se elegem para fomentar políticas públicas, continuaremos a matar literalmente uma democracia que nunca existiu de forma plena no Brasil! 

É preciso entender tudo como um conjunto da obra senão continuaremos a ter condições sociais péssimas, pessoas votando com sua intuição,  nepotismo dentro dos próprios partidos, corrupção política que é a pior a meu ver pois comunidade não tem estrutura para fazer lavagem de dinheiro quem faz é o colarinho branco e algumas denominações fundamentalistas e não um voto baseado e  alicerçado em um programa e projeto de país que faça e torne PERENE E SUSTENTÁVEL NOSSO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL! 

Estruturas CARCOMIDAS NÃO PODEM FAZER COISAS NOVAS, um sistema partidário que não foi consequência de mudanças profundas no ordenamento do estado como foi em vários períodos históricos do Brasil tampouco foi sinal de derrocada do regime militar, mas sim com o intuito de prolongá-lo, não pode mudar nada! 

Tenho dito! 

Victor Hugo Marcondes: Ciências Políticas,Líder da Pastoral, Direito, Pós-Consumidor,Téc: ADM, Min.da palavra e padrinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s