Soberania digital: uma questão de sobrevivência do Brasil

Por Francis Ivanovich:

Hoje é um dia importante para o Brasil, o Instituto Lula lança o APP ILula, em parceria com Instituto Banco Palmas, que utiliza a tecnologia PWA – que nada mais é do que as páginas web ou sites que você navega, em seu formato técnico, mas que aparecem como aplicativos tradicionais ou móveis (nativos), combinando os recursos oferecidos pelos navegadores modernos com os benefícios da experiência móvel, ou seja, instalado no seu celular.

Por que é um dia importante?

Porque traz para o debate uma questão crucial que tem sido ignorada pela esquerda brasileira, a nossa soberania digital. Não se trata mais de fição científica, é realidade. O país que negligenciar sua soberania digital corre sério risco de comprometer sua democracia e seu futuro. As eleições de de 2018 demonstraram os perigos do uso criminoso da tecnologia.

O Brasil precisa urgentemente formar cidadãos digitalmente soberanos e culturalmente críticos para enfrentar os desafios desse novo mundo. A educação tradicional – de alfabeto, quatro operações etc – está obsoleta.

Neste exato momento, quando você está lendo este artigo, há um exército de pesquisadores no exterior envolvidos em projetos sobre esse tema. Sobre nossas cabeças satélites estão passando a cada instante mapeando, colhendo dados, implementando soluções, mexendo diretamente com sua vida, de sua família e nossos compatriotas.

Para você ter ideia da seriadade da coisa, vale lembrar que o atual desgoverno recentemente fechou acordo com o bilionário Elon Musk, esse mesmo que fica levando milionários para dar um passeio no espaço, a fim de oferecer internet em áreas isoladas do Brasil usando seus satélites. Segundo o bilionário, uma das áreas isoladas é a Amazônia. Quanta boa intenção.

A pergunta que não quer calar: esses satélites estrangeirros voando sobre a Amazônia vão somente oferecer acesso à internet? Claro que não. Certamente farão um levantamento de todos os recursos naturais que a Amazônia possui. Informações que somente deveriam ser obtidas pelos brasileiros.

Esta é uma questão seríssima, que tem passado batida pelo debate, a gente não está se preocupando com isso, ainda ficamos debruçados sobre questões menores, não que muitas dessas questões não sejam importantes, mas estamos ignorando uma área estratégica para todos nós, e que vão afetar nossa liberdade e autonomia.

Este dia é importante, pois mais uma vez o presidente Lula deixa um legado importante para o país. Ação incrementada através do Instituto Lula que hoje é presidido pelo economista e autor Márcio Pochmann.

Como o próprio Márcio falou recentemente numa entrevista: “Precisamos de uma reflexão sobre o futuro do Brasil, para onde queremos ir. Estamos falando de um país que hoje não tem soberania tecnológica, estamos dependendo totalmente dessas empresas tecnológicas sediadas nos EUA”.

Hoje cada militante e cidadão que preza pela democracia e justiça social deve baixar o APP ILula, dando um primeiro passo para instalarmos em nossa mente um debate fundamental, nossa seberania digital.

No site do Instituto Lula você vai saber como baixar o APP ILula a partir de hoje:

https://institutolula.org/app-ilula-pode-ser-baixado-nesta-segunda-25

Francis Ivanovich é jornalista, cineasta, autor, produtor cultural e editor deste blog.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s