Por Francis Ivanovich:
Julgo injustas as atuais críticas contra a Comunicação militante do PT, acusada de não conseguir passar para a sociedade as pautas do partido para as próximas eleições visando a recuperação do país, ou as vitórias do Presidente Lula, na Justiça, por exemplo.
Será mesmo uma incapacidade? Creio que não.
O que é preciso entender é que a Comunicação militante do PT, exercida por muitos bons profissionais, muitas das vezes é atrapalhada por agentes externos que só enxergam no partido a oportunidade de atingir seus objetivos pessoais e corporativos.
Além disso, a chamada grande imprensa sempre deu um tratamento diferenciado as notícias divulgadas pelo partido, como os avanços conquistados ou as falas do presidente Lula. É notório esse comportamento da grande imprensa.
Basta Lula falar algo que não agrade a essa imprensa tradicional e imediatamente o partido e Lula começam a ser atacados. Foi assim recentemente na questão do aborto.
Sem contar sobre o silêncio. Você viu a chamada grande imprensa dar espaço sobre a decisão histórica no Comitê de Direitos Humanos da ONU a respeito da perseguição sofrida pelo ex-presidente por parte da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro?
Enquanto isso, do outro lado, o desgoverno, diante da pessoa do seu alucinado líder, a chamada grande imprensa parece estar sempre anestesiada – quero crer que não esteja amedrontada – passiva mesmo diante das falas e ações surreais, inimagináveis, como o recente caso do indulto ao deputado Daniel Silveira.
Pergunto: como a Comunicação do PT pode ser eficiente e lutar contra um sistema de comunicação contaminado, em que muitas das plataformas estão comprometidas com interesses da elite brasileira e o poder econômico com sede no exterior?
É evidente que sempre precisamos melhorar, a Comunicação do PT não foge à regra, no entanto, é preciso dizer que do nosso lado há gente pensando alternativas, buscando novas formas de comunicação, um exemplo disso é o recente lançamento do APP iLula.
Nunca será fácil enfrentar esse gigantesco sistema de comunicação financiado por grandes grupos que sempre olharam para Lula e para o Partido dos Trabalhadores com desconfiança e preconceito.
Em 2018 esse sistema mostrou sua cara e poder com a eleição do atual desgoverno, o pior da história. A tecnologia foi o canal para a mentira, o engodo, a farsa. O desafio é imenso, não podemos esmorecer.
Todos nós comunicadores, jornalistas, militantes, cidadãos que acreditam na Democracia, devemos fazer a nossa parte, divulgar as mensagens, as vitórias, as propostas do PT e de seu pré-candidato em todo o lugar, usando todos os meios. É mesmo uma luta de David contra Golias.
A acusação de que a Comunicação do PT não chega ao povo nada mais é do que uma nova estratégia para impedir que Lula e os demais pré-candidatos do PT vençam o próximo pleito.
O PT não é perfeito, nem sua Comunicação, mas somos e seremos sempre o partido que tem compromisso com a verdade e o povo brasileiro.
Estamos juntos Comunicação!
Francis Ivanovich é jornalista e editor do Blog da Resistência Socialista RJ.
1 comentário