Com Lula, centrais sindicais promovem 1º de Maio histórico

O presidente Lula participa do ato de 1º de Maio promovido pelas Centrais Sindicais, em São Paulo, neste domingo, na Praça Charles Miller, no bairro Pacaembu.  O ato é organizado pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Pública Central do Servidor. As manifestações também ocorrerão em todas as regiões do país (veja o mapa abaixo).

O evento também reunirá lideranças dos movimentos sociais, instituições, parlamentares, partidos políticos, sociedade civil e organizações internacionais. Haverá, ainda cinco shows com artistas e ativistas.  A TvPT e a Rádio PT transmitirão o evento.

A mobilização em São Paulo começa às 10h com atrações artísticas. Às 13h, está previsto o ato político e inter-religioso com lideranças da CUT e demais centrais e de movimentos sociais, além de personalidades do meio político, acadêmico e artístico.

Após às 15h, no palco estarão Daniela Mercury, Leci Brandão, Francisco El Hombre e Dj KL Jay com shows especiais. Durante todo o dia, tanto nas intervenções políticas como nas artísticas, a mensagem para o trabalhador será de conscientização.

Veja a programação em São Paulo

1º de Maio Unitário Nacional das Centrais Sindicais, em São Paulo

  • A partir das 10h
  • Praça Charles Miller, s/nº, Pacaembu | São Paulo-SP
  • Shows de Daniela Mercury, Francisco El Hombre, Leci Brandão, Dexter, DJ KL Jayj
  • Organização das Centrais Sindicas
  • Transmissão – Rede TVT (ao vivo na tv e no youtube) e redes sociais das centrais sindicais

Atos em todo o Brasil 

O povo brasileiro volta às ruas de todo o país em 2022, após dois anos de eventos online em virtude do isolamento social para conter o avanço da pandemia da covid-19, com o tema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”.

Os temas deste 1º de Maio dialogam diretamente com os problemas população brasileira que convive com altas taxas de desemprego, inflação, ataques aos direitos sociais e trabalhistas, à democracia e à vida.

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, o senador Paulo Paim destacou a importância da mobilização deste domingo (assista abaixo). De acordo com Paim, “o aumento do custo de vida não está perdoando ninguém. A crise atinge a todos, de ponta a ponta, do campo à cidade”.

Participe das manifestações

Confira onde tem atos para celebrar o 1° de Maio no país

Alagoas

Em Maceió, o ato começa às 9h, em frente ao Clube CRB, na Pajuçara. Como subtema, Alagoas escolheu “Por um país sem fome e sem miséria”. A celebração terá participação de movimentos populares, partidos e centrais sindicais.

Bahia

Em Salvador, o ato é no Farol da Barra durante todo o dia. Na parte da manhã uma carreta da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) oferecerá à população serviços como emissão do título de eleitor. O ato político está programado para às 15h com lideranças sindicais, políticas e trabalhadores.

Ceará

Em Fortaleza, a celebração tem início às 9h, na Areninha do Pirambu, com concentração para a marcha dos trabalhadores que percorrerá as principais ruas do bairro em direção à Vila do Mar, na Barra do Ceará, onde será realizado o encerramento com ato político e cultural.

Distrito Federal

Em Brasília, a celebração começa às 16h, no estacionamento da Funarte. A atividade contará com show da artista Ale Terribili, que vai homenagear Gonzaguinha, além da pré-estreia exclusiva do documentário de Max Alvin: “O povo pode?”.

Goiás

Em Goiânia, o ato começa às 9h, na Praça do Trabalhador.

Paraná

Em Foz do Iguaçú, será realizada uma atividade internacional com a CUT, centrais sindicais do Brasil, Argentina e Paraguai, com apoio da Confederação dos Trabalhadores das Américas (CSA). O ato começa às 10h, na Praça da Paz, no centro da cidade. Na véspera, dia 30 de abril, será realizado um seminário internacional sobre a situação da classe trabalhadora na América Latina.

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, o ato será às 10h da manhã no Aterro do Flamengo, altura da Rua Silveira Martins, com atrações a serem confirmadas.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, será realizado um ato cultural a partir das 10h, no Espelho D´Água (Parque da Redenção). A revogação do Teto de Gastos e das reformas Trabalhista e da Previdência serão destaques na celebração.

Santa Catarina

Em Florianópolishaverá atrações culturais, atividades de lazer e almoço no Largo da Alfândega, a partir das 10h.

Em ChapecóCafé cultural do Dia do Trabalhador, com música, poesia e roda de conversa, no CERCOM (Sede Campestre SINDICOM), às 15h.

Em São Miguel do Oeste para marcar os 18 anos de atuação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas, haverá uma programação com atividades culturais, música, almoço, bingo, das 9h às 14h, no Bairro São Sebastião.

Em Criciúma, Festival da Democraciacelebração que ocorre no sábado (30), das 14h às 21h, com música, atividades de lazer, debates políticos e piquenique coletivo.

São Paulo

O ato na capital paulista será na Praça Charles Muller, no Pacaembu, a partir das 10h. Entre lideranças sindicais, políticas e religiosas, além de outras personalidades, estarão no palco das centrais grandes atrações como a cantora Daniela Mercury, Leci Brandão. Dexter, Francisco El Hombre e DJ KL Jay, além de outras a serem confirmadas.

Em Sorocaba, no interior do estado, a celebração será no Parque das Águas, das 14h às 22h. O ato contará com atrações como Emicida, Francisco El Hombre, Fernanda Teka e Flor Maria e Luca & Marcelo, além de Flavinho Batucada.

#TbPT Mobilização com Lula na Praça Charles Muller em 1989.

A praça Charles Muller é palco do 1º de maio em SP deste ano ✊🌟 Acompanhe: https://t.co/8sS9wvHm56

📸Agência Fóton / Cleber Dias / Roberto Parizotti / Paulo Torraca pic.twitter.com/Pmn14WV58D

— PT Brasil (@ptbrasil) April 28, 2022

Da Redação PT, com informações da CUT.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s