Cuidado você está se tornando pombo- correio dos antidemocratas

Por Francis Ivanovich:

Em recente artigo comentei sobre as críticas que a Comunicação do PT vem recebendo, criticada por supostamente não conseguir passar as notícias, conquistas do partido e do pré-candidato Lula, para a população. Agora é a vez de analisar o outro lado da moeda, você mesma/mesmo, a/o receptora/receptor das mensagens inventadas, aumentadas por eles, os antidemocratas. Muita gente que apóia Lula e o PT, sem perceber, acaba se tornando um pombo-correio dos antidemocratas.

Está manhã recebi algumas mensagens replicando conteúdos fabricado por eles. Tenha a certeza que eles controlam a audiência de cada vídeo, cada post que dispararam. Notícias em jornais, vídeos do primeiro de maio, fotos, comentários, etc choveram. Esta situação me empurrou a escrever este artigo.

É evidente que não devemos fechar os olhos para a realidade, não devemos jamais ficar desinformados, mas é preciso espírito crítico ao receber certas mensagens. Não podemos fazer o jogo deles replicando conteúdos que parecem realidade, quando não passam de desejos de realidades criadas por eles ou seus aliados.

Quando a Folha de São Paulo publica que o outro lado tem mais audiência do que Lula no TikTok, por exemplo, devemos nos perguntar: isso é de fato puramente notícia? Eu por exemplo, jamais utilizei Tik Tok, e certamente milhões de brasileiros sequer instalaram esse APP no seu celular. Não se trata de ignorar a notícia, mas desconfiar dela.

Temos de reconhecer que o outro lado sabe criar realidades, inventar “verdades”, assustar e transformar o opositor num veículo dos seus objetivos escusos. A era da comunicação digital é um grande desafio para a esquerda, pois reconhecidamente eles saíram na frente em 2018.

Proponho aos companheiros e companheiras pensarem muito bem antes de compartilhar um conteúdo que pareça ser desfavorável ao pré-candidato Lula ou ao PT. Se você recebeu um vídeo, uma foto, um comentário que tem a intenção de fazer com que a dúvida se instale entre nós, segura o dedo, não reenvia, pois é isso o que eles querem, transformar cada um de nós em fogo amigo, pombo-correio.

Não tenhos dúvidas de o que ocorreu em 2018 jamais se repetirá no Brasil. Nós não tinhamos consciência dessa técnica, inclusive os legisladores e o judiciário. Quando Lula fala em regulação da mídia, a chamada grande imprensa fica histérica, como se Lula fosse censurar a imprensa. O que ele defende é a criação de mecanismos que impeça a fabricação de fake news sem nenhuma consequência para seus criadores.

Essa conversa de que a Internet é um ambiente de liberdade, livre expressão, é papo furado. A internet de hoje não é a internet que conheci em 1998, no acesso discado pelo telefone. Hoje a internet é terra de gente grande, magnatas com bilhões de dólares na conta corrente, uma internet capaz de nos controlar, sem falar o poder de influir nos pleitos e afetar seriamente as democracias mundo afora.

Segura o dedo, não seja pombo-correio do lado de lá. No primeiro de maio, Lula deu um banho no palanque falando de coisa séria, como o nosso futuro, sobre emprego, um Brasil melhor. Enquanto isso, infelizmente, estamos compartilhando os vídeos deles, seja em Copacabana ou em Brasília, com meia dúzia de gente sem noção atacando o STF e defendendo o indefensável. E ainda se dizem patriotas.

Não sejamos pombo-correio.

Bom dia!

*Francis Ivanovich é jornalista e cineasta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s