Paulo Guedes: um caso para a Psicanálise

Por Francis Ivanovich:

Na faculdade de Psicologia, quando estudei um pouco de Psicanálise, aprendi que negar para fugir da realidade é um dos mecanismos de defesa do ego. O indivíduo costuma rejeitar uma situação real, para fugir do desagradável momento vivido.

Este é o sintoma de um sério problema psiquíco que acomete o ego do ministro Paulo Negação Guedes. Não posso crer que seja má fé quando o ministro, nesta quinta-feira, 19 de maio de 2022, em São Paulo, num evento para empresários, afirmou que “o Brasil já saiu do inferno da inflação e que é natural ele continuar no cargo em um eventual segundo mandato do atual desgoverno”.

O ministro demonstra claramente estar com problemas. Ele não mencionou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apontou que a inflação em abril registrou alta de 1,06%, a maior para o mês desde 1996; nem que, segundo o Banco Central, analistas do mercado financeiro estão prevendo uma inflação de 7,89% ao final de 2022. Vale lembrar que a meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional – CMN, é de 3,5%.

O ministro Paulo Guedes é um desastre. Ele simboliza bem este desgoverno que mergulhou o país num buraco infernal, que fará com que o próximo governo trabalhe como nunca, arregaçando as mangas, para tirar do absimo o povo brasileiro, a fim de que ele possa respirar outra vez. Aliás, o atual desgoverno é autoridade em dificultar nossa respiração, basta lembrar o período grave da pandemia do Covid 19.

Ao ministro Paulo Guedes recomendo terapia urgente, consultar um bom psicanalista. Posso indicar. De preferência um que conheça profundamente Freud e Lacan (foto). Aí sim, talvez ele volte a encarar a realidade e cesse o nocivo processo de negação.

Ao final da terapia, levará anos, ele talvez caia em si mesmo, e finalmente reconheça que sua gestão no ministério da economia foi um fracasso tão profundo quanto este desgoverno.

*Francis Ivanovich é Jornalista e cineasta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s