Armas Não! Cultura, Livros, Creches, Escolas, Universidades Sim!

Por Dema:

Confesso que não me fez bem, nem um pouco, ouvir a notícia de que o governador Cláudio Castro realizou a compra de 10 mil armas para presentear policiais aposentados, os que se encontram fora da atividade policial.

Fiquei a me perguntar, por que não 10 mil livros ou bibliotecas públicas? Por que não 10 mil escolas, bem estruturadas, em um plano ambicioso de transformar o estado numa referência  nacional, quiçá mundial, em investimentos  na educação.

Por que não dez mil tablets como fez a UERJ na gestão do Reitor Ricardo Lodi, durante a pandemia?


Qual cidadão do estado do Rio de Janeiro foi consultado para autorizar um investimento de tamanha envergadura? É bem comum ouvimos notícias nos telejornais ou lermos em jornais impressos e eletrônicos notícias de apreensão  de armas potentes com policiais  aposentados.

Portanto,  esses policiais aposetados não têm necessidade de receber armas do governo estadual, armas que não são ferramentas de trabalho.

Seria tão bom se fossem livros.

No bairro em que moro, Bangu, em sua biblioteca pública, na principal avenida, foi ali que dei início a minha paixão por livros e não por armas. Sair da escola e ir até a biblioteca  era um must!

Com os lindos livros do Tintin eu viajei o mundo, li e reli os livros das aventuras de Tintim, conheci países continentes, povos, posso afirmar que foi o meu Indiana Jones.

Tinha também os atlas geográficos onde podíamos ver os países, suas fronteiras e as dimensões  de seus territórios, sem contar os nossos grandes escritores, romancistas, poetas e poetisas.

Foi ali que pela primeira  vez vi uma gravura da nossa mestra Tarsila do Amaral e de imediato  me apaixonei pela arte feita em telas, gravuras e outros. O Abaporu gigante de frente para o cactos me remetia à minha infância no meu querido Nordeste.

Não foi armas, nem balas que teceram o emaranhado cerebral deste pobre narrador, foram livros, filmes, músicas, rodas de capoeira.

Armas não! Cultura, Livros, Creches, Escolas, Universidades sim!

*Dema é Secretário de Organização do PT RJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s