Pesquisa: 39% dos evangélicos desaprovam desgoverno e católicos 54%

O desgoverno tem desaprovação de 39% entre os eleitores que se declaram evangélicos, mostra pesquisa PoderData realizada de 19 a 21 de junho. O valor aumentou 7 pontos em relação à rodada anterior, quando 32% dos evangélicos diziam reprovar a gestão.

O chefe do desgoverno é aprovado por 53% nesse recorte, enquanto outros 8% não sabem. A taxa de aprovação do governo nesse segmento segue bem mais alta do que na população em geral, onde marca 39%.

No conjunto de eleitores católicos, a reprovação de Bolsonaro pontua 54%, queda de 9 pp. na comparação com o levantamento de 5 a 7 de junho. O desgoverno é aprovado por 35%, com 11% dizendo não saber. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. 

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 19 a 21 de junho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos.

Foram 3.000 entrevistas em 302 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07003/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.

Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

INTENÇÃO DE VOTO

O levantamento mostra que Bolsonaro ainda é o candidato preferido de 48% dos evangélicos para o 1º turno das eleições de 2022. Entre católicos, o percentual é de 32%. No quadro geral, o atual presidente tem 34% dos votos.  

O ex-presidente Lula (PT) lidera entre os católicos, com 48% dizendo ter a intenção de elegê-lo em outubro. O petista tem 28% dos votos evangélicos e 44% no total de eleitores.  

Juntos, os fiéis das duas religiões somam 75% dos votantes, segundo o PoderData. Evangélicos compõem fatia de 35% do eleitorado. Católicos são 40%. 

Para chegar ao resultado, o PoderData cruzou os dados das seguintes perguntas: “se a eleição fosse hoje, em qual dos candidatos que eu vou falar em ordem alfabética você votaria?” e “com qual religião você mais se identifica?“.

Reproduzido do Poder360.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s