
*Por Francis Ivanovich:
Esta fotografia de Ricardo Stuckert que registra um dos momentos do reencontro de Lula com o povo do Rio de Janeiro, na Cinelândia, no último dia 07 de julho de 2022, retrata a esperança de um Rio e um Brasil com dignidade, emprego, comida na mesa e o fascismo tupiniquim ser jogado na lata do lixo da História.
Os que tiveram a sorte de ir à Cinelândia, mesmo sem a chance de ver Lula de perto, devido as providências necessárias visando sua segurança, sentiram a energia que tomou a cidade maravilhosa, quando vimos, pela primeira vez, desde 2018, o PT nas ruas estampado nas cores e no grito do povo, sua militância, somado com a demais forças progressistas que formam a federação: PSB, PV e PCdoB.
Os inimigos da Democracia tremeram, viram o Centro do Rio de Janeiro comprovar o desejo de mudança que tomou o país e o Rio de Janeiro, estado que tem um papel crucial na difícil empreitada pela liberdade e a volta de um Brasil realmente brasileiro.
A fotografia espelha um sentimento que permeia corações, manifestado em situações reais que nenhum Nelson Rodrigues seria capaz de criar em sua genialidade de dramaturgo, como ontem à noite, por volta das 22h, em frente à minha casa, quando um homem revirava a caçamba de lixo, à procura de alumínio e papelão para vender, ele feliz da vida dizia para toda a rua: “Conheci o Lula, eu vi o Lula!”.
A manifestação da Cinelândia, que fiz questão de registrar em vídeo, juntamente com os companheiros Paulinho Sacramento, Benhur, Raphael Bocanera, do Núcleo Saravá Cultural do PT RJ, inclusive com o drone pilotado por Renan Correia, companheiro da Resistência Socialista RJ, utilizado oficialmente pela organização do evento, é a prova inquestionável que o povo do Rio de Janeiro quer recuperar uma vida digna e a paz social, 2018 nunca mais!
A fotografia que vemos Lula, Alckimin, Freixo e Ceciliano é a imagem necessária para darmos uma basta à barbárie, retrocesso econômico e social e defesa da Democracia. Nossa bandeira.
Lula na Cinelândia foi o ponto de partida de um novo Brasil.
Francis Ivanovich é jornalista e Cineasta.