Os sonhos ninguém anula

*Por Dema:

Em 1980 eu era um jovem sem muitas perspectivas, meu primeiro emprego de careira assinada foi no ITUC (Instituto de Tecnologia da Universidade Catolica-PUC), trabalhava como servente, varrendo o chão da oficina mecânica e sonhando um dia pilotar um daqueles tornos onde os alunos de engenharia mecânica realizavam suas aulas práticas.

A PUC foi a minha primeira escola de formação política, no intervalo do almoço, nós operários nos misturávamos aos alunos e as agitações que ocorriam no pelotis, lideranças estudantis faziam discursos pelo fim da Ditadura, contra o pagamento da divida externa (a que anos depois, um operário eleito para a presidência pagaria), pela Anistia Geral Ampla e Irrestrita.

Foi ali, naquela oficina, naquele pelotis que vi Arraes ser recebido por um multidão de alunos e trabalhadores, assim que retornou do exilio; foi ali que vi acontecer as eleições do DCE e toda movimentação em defesa das pautas democráticas.

Não passou muito tempo e fui cooptado pela turma do Alicerce da Juventude Socialista, um organização da então Convergência Socialista, grupo Trotiskista do qual passei a fazer parte. Junto com isso veio a Fundação do PT, o nascimento da minha filha Leticia e o árduo trabalho na fabrica de tecidos Bangu, onde passei a militar além do PT, no Sindicato, mas o que me atraia mesmo era a militância partidária, o partido é uma ferramenta mais dinâmica e latente, finquei na construção do PT, campanha de filiação, fábrica, organização politica e uma filha para criar, uma família para construir.

Foi no PT, ouvindo os discursos de Lula, que aprendi a sonhar, aprendi que um jovem sem perspectiva, trabalhando numa fabrica de tecidos, com uma filha para criar tinha o direito de dizer: Sim eu posso.

Em 1989 Lula disputou a primeira eleição direta para presidente em 20 anos e continuava nos fazendo sonhar. O jovem servente da PUC que sonhou ser torneiro mecânico deu um salto, agora era assessor parlamentar na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, no mandato do então Vereador Adilson Pires, onde chegou a ocupar a chefia de gabinete da primeira secretária.

Sonhos, tem sido assim nos últimos quarenta e tantos anos, a cada pronunciamento, a cada eleição a cada dia, com Lula, sim, ele que nos enche de esperanças, sonhos, sendo mais uma o protagonista da esperança do povo, da esperança do jovem servente da oficina mecânica da PUC.

Neste domingo (25) estarei na quadra da portela, para mais uma vez ouvir Lula, desta vez levarei a minha neta Alice, de 8 anos, militante por Lula Presidente, sim, ela está aprendendo com Lula a sonhar, sonhando na sua inocência, ela que fez uma escolha: Lula.

“Por mais que matem os sonhos, os sonhos ninguém anula.
Eles caminham no tempo, levando o nome de Lula” (Mário Lago)

*Dema é Secretário de Organização do PT Carioca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s